O princípio físico por trás de cada método é completamente diferente, enquanto a Ressonância utiliza ondas de radiofrequência a Tomografia é através de Radiação Ionizante, mas ambas possuem o intuito de gerar imagens nos mais diversos planos so corpo humano e com altíssima resolução, podendo avaliar a grande maioria das patologias ocorridas.
A Tomografia Computadorizada é um método muito rápido de ser realizado, levando apenas alguns minutos ou até segundos para fazer o exame, devido essa característica é indicada para avaliar lesões pós traumáticas, como após um acidente automobilístico ou uma queda por exemplo, onde é necessário avaliar possíveis fraturas ou sangramento em diversas partes do corpo em pacientes que estão com condições debilitadas, então essa agilidade acaba sendo um grande benefício.
Também é muito útil nos seguintes casos:
- Avaliação de cálculo renal ou ureteral (rins e canal da urina);
- Avaliação de apendicite, diverticulite ou outras lesões no intestino;
- Avaliação dos pulmões, para casos de infecção ou tumores pulmonares;
- Avaliar fraturas ou alterações ósseas.
- Avaliação cardiovascular;
Já a Ressonância Magnética é um método que demora mais tempo para adquirir às imagens da região a ser estudada, porém consegue uma definição muito grande de praticamente todas as estruturas do corpo humano, conseguindo distinguir até mesmo pequenas alterações não vistas em outros tipos de exames.
Dentre as principais indicações estão:
- Lesões de ligamentos, tendões, meniscos das articulações do corpo;
- Lesões no cérebro como, AVC, tumores, Esclerose Múltipla, Aneurisma;
- Alterações na coluna como hérnia de disco e muitas outras;
- Alterações no fígado, pâncreas, baço como tumores, cistos ou infecção;
- Cálculo na vesícula biliar ou no colédoco (canal da bile);
Mas afinal, existe algum método melhor que o outro?
Ambos são muito eficazes e úteis para avaliação das mais diversas alterações existentes no corpo humano. Cabe ao médico solicitante no momento da consulta avaliar corretamente o paciente e definir qual exame irá ser solicitado, ou até mesmo em alguns casos, solicitar os dois métodos na mesma região (Tomografia e Ressonância), pois cada uma irá trazer diferentes informações que ajudarão o médico a definir o diagnóstico correto.
Vale salientar que cada uma possui suas vantagens e desvantagens, mas de maneira geral a Ressonância acaba se sobressaindo por ser um método mais avançado, então em muitos casos é a responsável pela definição da conduta médica dos pacientes.