Densitometria Óssea
A Densitometria Óssea Detecta a baixa densidade óssea antes de ocorrer fratura, avalia o percentual de gordura e massa magra corporal com excelente precisão.
O que é a Densitometria Óssea?
A Densitometria é um método que avalia a densidade mineral óssea do corpo humano, traduzindo, avalia a quantidade de cálcio presente nos ossos, sendo que o cálcio é o principal componente do osso, e a sua falta deixa o sistema esquelético mais frágil, ou seja muito mais suscetível a fraturas com o passar dos anos.
A Densitometria Óssea provoca algum efeito negativo?
Não. A maioria dos equipamentos de densitometria emitem um quantidade muito baixa de radiação que não chega a causar danos, e na Clínica RadTesla o nosso equipamento é baseado num método de ultrassom, ou seja não emite nenhuma quantidade de radiação, não tendo nenhuma restrição e nenhum dano ao corpo humano.
Para que serve a Densitometria Óssea?
Esse é um método que avalia a porosidade/fragilidade dos ossos, medindo a quantidade de cálcio desses ossos, em níveis classificados como NORMAL, OSTEOPENIA (primeiro nível da doença) e OSTEOPOROSE (nível mais grave), sendo essa a principal causa de fratura por baixo impacto na terceira idade e consequentemente reduzindo a qualidade de vida.
Quanto tempo demora para realizar a Densitometria Óssea?
Esse é um exame bem tranquilo de ser realizado, demorando em torno de 10 a 15 minutos para terminar a avaliação das duas regiões do corpo em que é feito o exame, sendo elas, a coluna lombar e a região do quadril.